Sobre o Balcão Cultural

A idéia do Balcão surgiu durante o curso de Capacitação Técnico de Planejamento Culturais promovido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga em 1999. O governo municipal capacitava os agentes culturais para, a partir desse momento, aprovar a Lei de Incentivo à Cultura e formar a Comissão de Incentivo à Cultura, da qual fiz parte. Percebi uma lacuna na divulgação da arte e dos artistas presa à notas de jornais e à agendas culturais escassas. Uma forma de universalizar essa divulgação seria através da Web, que nessa década ainda era novidade para população de forma geral.

A idéia era ousada e eu não tinha recursos. Nos anos seguintes, já fora da CMIC de Ipatinga, propus a idéia através de um projeto apresentado à Comissão. Talvez eu não tenha sabido expressar, mas a resposta é que o Município já dispunho disso através de seu site …

O tempo passou e tentei mais vez colocar em prática, ainda sem muitos recursos técnicos.

Agora, 25 anos depois, prestes a me formar em Sistemas de Informação e mais experiente, consegui dar o passo inicial na Web para tirar esse projeto do papel.

O Balcão Cultural nasce com 25 anos de gestação para apresentar ao mundo a arte, os artistas e suas agendas, contribuindo com a divulgação da cultura de forma expontânea enviada pelos próprios artistas. É gratuita e plural.

Caso querira divulgar-se esteja à vontade. Envie seu material para release@balcaocultural.com.br

Jota Petronio Pethros é Agente Cultural e graduando em Sistemas de Informação